
Musicas
© 2016 Virgem Dolorosíssima. All rights reserved.
Sub Menu


SACERDOTES


"Tu és sacerdote eternamente, segundo a Ordem de Melquisedec". (Sl 109, 4)
"Serão santos para o seu Deus e não profanarão o seu nome, porque oferecem ao Senhor os sacrifícios consumidos pelo fogo, o pão de seu Deus. Serão santos". (Lv 21)
"A vós, ó sacerdotes, dou esta ordem: 2Se não me ouvirdes, se não tomardes a peito a Glória de Meu Nome –
diz o Senhor dos exércitos, lançarei contra vós a maldição, trocarei em maldições as vossas bênçãos; aliás, já o fiz, porque não tomastes a peito (as minhas ordens)". (Ml 2, 1-2)
"Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás"...
(Mt 4, 10)
Sumo Sacerdote de Israel (em hebraico guita, transl. Kohen Gadol) é o nome dado ao mais alto posto religioso do antigo povo de Israel e posteriormente, na época do exílio babilônico.
Para alguém exercer o cargo de Sacerdote, devia ser da linhagem da Tribo de Levi e escolhido pelo Deus de Israel. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Arão, irmão de Moisés, poderiam ser elevados ao cargo, posteriormente esta norma foi abolida por eventos políticos.
O Sumo Sacerdote coordenava os cultos e os sacrifícios - primeiro no Tabernáculo e depois no Templo de Jerusalém.
À época do exílio babilônico, durante o período do Império Aquemênida persa, do Egito da dinastia ptolomaica e do império selêucida, foi submetido ao governador da Síria, até o ano de 37ac, o Sumo Sacerdote presidia o Sinédrio, a assembleia sacerdotal de Israel. Posteriormente, os Sumos Sacerdotes passaram a ser indicados por Roma.
"Que é, pois, o apostolado do padre, considerado na sua ação essencial, se não congregar, onde quer que viva a Igreja, em volta do Altar, o povo regenerado pelo Santo Batismo e purificado dos seus pecados? É então que o padre, pelos poderes que só ele recebeu, oferece o Divino Sacrifício onde o próprio Jesus renova a Imolação única realizada no Calvário para Redenção do mundo e Glorificação do Pai. Ali que os cristãos reunidos oferecem ao Pai Celeste a Vítima Divina por meio do padre e se aprestam a imolar-se eles mesmos como "hóstias vivas, santas, agradáveis a Deus" (Rm 12,1). É ali que o povo de Deus, iluminado pela pregação da fé, e alimentado com o Corpo de Cristo, encontra a sua vida, o seu crescimento e, se lhe é necessário, reforça a sua unidade. É ali, numa palavra, que, de geração em geração, em toda a parte, cresce espiritualmente o Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja.
(São Cura D'Ars)
"Assim como toda a vida do Salvador foi votada ao Sacrifício de Si mesmo, assim também toda a vida do padre, que deve reproduzir em si a Imagem de Cristo, deve ser com ele, nele e por ele, um sacrifício agradável... O padre não se contentará com celebrar o Sacrifício Eucarístico, mas deverá vivê-lo profundamente. Assim, colherá nele a força sobrenatural que o transformará completamente e o fará participar da vida de expiação do próprio Redentor"
"Este, porque vive para sempre, possui um sacerdócio eterno. 25É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por Ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor. 26Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: Santo, Inocente, Imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos Céus, 27que não tem necessidade, como os outros Sumos Sacerdotes, de oferecer todos os dias Sacrifícios, primeiro pelos pecados próprios, depois pelos do povo; pois isso o fez de uma só vez para sempre, oferecendo-se a si mesmo. 28Enquanto a Lei elevava ao sacerdócio homens sujeitos às fraquezas, o juramento, que sucedeu à Lei, constitui o Filho, que é eternamente perfeito".
(Hb 7, 24-28)
"Dispersastes o meu rebanho e o afugentastes, sem dele vos ocupar. Eu, porém, Vou ocupar-me à vossa custa da malícia de tal procedimento – oráculo do Senhor".
(Jr 23, 2)
"Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, 2pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade. 3Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador".
(I Tm 2, 1-3)
"Deus confiou a salvação do mundo às mães e aos Sacerdotes.
Por isso, reservou-lhe os melhores lugares no Céu,
assim também como Lúcifer lhe reservou os maiores sofrimentos no Inferno".
(Os três sonhos (Céu, Purgatório e inferno) - Mons. Eymard L.E Monteiro)
"Por traz de cada sacerdote, há um demônio lutando pela sua queda. Se temos À disposição para criticá-los devemos ter o dobro para rezar por eles".