Musicas
© 2016 Virgem Dolorosíssima. All rights reserved.
Sub Menu
"E, houve uma batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no Céu, que dizia: Agora é chegada a Salvação e a Força, e o Reino do nosso Deus, e o Poder do Seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo Sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó Céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo". (Ap 12, 7-12)
“Miguel” em hebraico Mi-kha-el, quer dizer, “Quem como Deus?”.
Significa ainda "semelhança de Deus".
"5Levantando os olhos, vi um homem vestido de linho. Cingia-lhe os rins um cinto de ouro de Ufaz. 6Seu corpo era como o crisólito; seu rosto brilhava como o relâmpago, seus olhos, como tochas ardentes, seus braços e pés tinham o aspecto do bronze polido e sua voz ressoava como o rumor de uma multidão". (Dan, 10, 5-6)
"13O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porém, Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro..." (Dan 10, 13)
São Miguel Arcanjo é o Chefe Supremo do Exército Celestial, dos Anjos fiéis a Deus.
São Miguel Arcanjo é o Guardião Celeste, Príncipe e Guerreiro, que defende o Trono Celestial.
São Miguel Arcanjo é o Arcanjo da Justiça e do arrependimento.
São Miguel, Patrono e Defensor da Igreja, Defensor e Protetor do povo de Deus.
São Miguel Arcanjo é o Grande Combatente e Vencedor das forças do mal.
"Muitos julgam que Miguel, tanto pela Dignidade de Natureza, como de Graça e de Glória, é absolutamente o primeiro e o Príncipe de todos os Anjos. E isso se prova;
- Primeiro: pelo Apocalipse (12, 7), onde diz que Miguel lutou contra lúcifer e seus anjos, resistindo à sua soberba com o Brado cheio de humildade: Quem como Deus?
Portanto, assim como lúcifer é o chefe dos demônios, Miguel o é dos Anjos, sendo o primeiro entre os Serafins.
- Segundo: porque a Igreja o chama de Príncipe da Milícia Celeste, que está posto à Entrada do Paraíso. E é em Seu Nome que se celebra a Festa de todos os Anjos.
- Terceiro: porque Miguel é hoje cultuado como o Protetor da Igreja como outrora o foi, na Sinagoga.
- Quarto: prova-se que São Miguel é o Príncipe de todos os Anjos, e por isso o primeiro entre os Serafins, "A ti, ó Miguel, General dos Espíritos Celestes, que por honra e dignidade estais posto à frente de todos os outros Espíritos Celestiais, a ti suplico...". (São Basílio na Homilia De Angelis)
São Miguel era, no Antigo Testamento, o Defensor do povo escolhido (Israel), e hoje, o é do novo povo escolhido (a Igreja). Tal piedosa crença está em consonância com o que é dito no Livro de Daniel (10, 13 e 21): “Eis que veio em meu socorro Miguel, um dos primeiros Príncipes... Miguel, que é o vosso Príncipe” - isto é, dos judeus.
"Se levantará o grande príncipe Miguel, que é o protetor dos filhos do teu povo” - de Israel (Dan 12, 1). Essa crença é muito antiga: “O Grande e Digno Miguel é aquele que tem poder sobre este povo” (os cristãos), (Pastor Hermas, célebre livro cristão do século II).
São Miguel tem o Poder de admitir ou não as Almas no Paraíso. No Oficio Romano deste Santo no Antigo Breviário, São Miguel era chamado de “Praepositus paradisi” -“Guarda do paraíso”, ao qual o próprio Deus se dirige a ele, nos seguintes termos: “Constitui te Principem super omnes animais suscipiendas” -“Eu te constituí Chefe sobre todas as almas a serem admitidas”.
E, na Missa pelos defuntos, reza-se: "Signifer Sanctus Michael representet eas in lucem sanctam” - "O Porta-estandarte São Miguel, conduzi-as à Luz Santa”.
São Miguel ocupa o primeiro lugar na Hierarquia Angélica, conforme as Liturgias grega e latina, que se refere ao glorioso Arcanjo como "Princeps militiae coelestis quem honorificant coelorum cives” - "Príncipe da Milícia Celeste, a quem honram os habitantes do Céu". Pela liturgia grega o chama: “Archistrátegos", isto é, "Generalíssimo".
.
“Constitui te Principem super omnes animais suscipiendas”
“Eu te constituí Chefe sobre todas as Almas a serem admitidas”.
Oficio Romano do Santo no antigo Breviário
"Princeps militiae coelestis quem honorificant coelorum cives”
"Príncipe da Milícia Celeste, a quem honram os habitantes do Céu"
"Primeiro Adorador
do Verbo Encarnado"