top of page

Orações à Nossa Senhora
do Rosário de Pompeia

- Orações -

2) TRÍDUO A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPEIA

 

1º DIA

Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do Santo Rosário, na qual à recitação da Ave-Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus, vosso Filho, nosso Redentor.

São Domingos e Santa Catarina de Sena, que tanto incentivavam a oração ao Rosário, acompanhai-nos com vossa bênção, para que, por meio dessa devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus e, como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve à vitória em todas as lutas da vida. Isto vos pedimos por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

2º DIA

Ó Virgem Maria, Rainha do Santo Rosário, amável Soberana do meu coração, aceita, com benevolência, a oração que te faço: Que teu amor entre no meu coração e no coração de todos os que te honram com a recitação do Santo Rosário.

Desejo que todos os homens conheçam os prodígios e as graças que concedes nas tuas igrejas e nos teus santuários. Que todos te amem e sintam o poder da tua intercessão e o fruto de tuas abundantes graças. Concede que todos os pecadores, aos teus pés, se arrependam e reencontrem Jesus, fonte da paz e da verdadeira felicidade. Que também eu O reencontre, hoje e na hora de minha morte.  Amém.

(Dom Davi Picão)

3º DIA

Senhora do Rosário de Pompéia, devoção singela e profunda que nos abre o coração à esperança. Quando sobrevém a dor, ajuda-nos a vivê-la nos Mistérios Dolorosos da vida de Cristo. Faz-nos viver na alegria de estar sempre junto do Senhor. Senhora do Rosário de Pompéia, acode o nosso grito para vivermos sempre totalmente no Cristo Vivo, em Jesus Ressuscitado.

Santa Maria do Rosário, nós te rogamos que ores por nós e nos ilumine nos momentos decisivos da nossa vida: agora, no momento presente e na hora da nossa morte.  Amém.

3) LADAINHA

A Maria, Mãe de Deus, vamos entoar sua Ladainha:

 

Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
 

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe do Verbo Encarnado, rogai por nós.

Serva fiel, rogai por nós.
Filha de Abraão, rogai por nós.
Mãe do Bom Conselho, rogai por nós.

Honra da Humanidade, rogai por nós.
Vida e Palavra, rogai por nós.
Chuva Benfazeja, rogai por nós.
Alegria do Povo, rogai por nós.

Virgem das virgens, rogai por nós.
Glória da Igreja, rogai por nós.
Mãe da Soledade, rogai por nós.
Senhora do Rosário de Pompéia, rogai por nós.

 

TODOS:
Aceitai, Senhora esta devoção em sinal de amor e filiação.
Valha-nos, Senhora, sempre firme e forte,

Vosso Patrocínio na vida e na morte!
Fazei, pois, Senhora, que vos imitemos;
Jesus, Vosso Filho, sempre escutemos.
A Virgem do Rosário, sempre celebremos!
A Virgem do Rosário, sempre escutemos!

 

 

SÚPLICA A NOSSA SENHORA DE POMPEIA

Na sexta-feira, dia 8 de maio, será realizado o ato de devoção a Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, a oração traduzida em várias línguas e recitada em todas as partes do mundo, com a qual se pede a intercessão de Maria pelos males que afligem a humanidade. Este momento de oração será no Santuário de Pompéia, na Itália, um local que carrega uma ligação particular com a história de Schoenstatt.

No Santuário de Pompeia será elevada a intensa oração da Súplica à Rainha do Santo Rosário. Este ato é realizado todos os anos no dia 8 de maio e no primeiro domingo de outubro. A oração, escrita em 1883 pelo beato Bartolo Longo com o título “ATO DE AMOR À VIRGEM” é uma resposta à encíclica Supremi Apostolatus officio com a qual Leão XIII indicava a oração do Terço para enfrentar os males da sociedade.

Neste ano, com a súplica, confia-se a Nossa Senhora de Pompeia toda a humanidade que sofre pela

pandemia da Covid-19.

 

SCHOENSTATT e POMPÉIA

Na história do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o Santuário e a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Pompéia têm uma relação muito especial. Ao ler num jornal a história do advogado Bartolo Longo, que idealizou e construiu este centro de peregrinação na Itália, o Pe. José Kentenich viu a “porta aberta” para o surgimento do Santuário de Schoenstatt, dando origem à sua Obra Internacional. 

Além disso, quando o Pe. Kentenich era criança, foi consagrado à Maria diante da imagem de Nossa Senhora do Rosário. Esse fato prévio ele considerou como o “germen” da fundação de Schoenstatt, pois permitiu o cultivo de sua relação filial com Maria, o que é fundamental na espiritualidade de Schoenstatt.

 

4) SÚPLICA À RAINHA DO SANTO ROSÁRIO DE POMPEIA

(Oração indulgenciada)

V. Ó Rosário bendito de Maria,

R. Doce cadeia que nos prende a Deus,

V. Vínculo de amor que nos une aos Anjos,

R. Torre de salvação contra os assaltos do inferno,

V. Porto seguro no naufrágio geral,

R. Não te deixaremos nunca mais.

V. Serás o nosso conforto na hora da agonia.

R. Seja para ti o último beijo, da vida que se apaga.

V. E a última palavra dos nossos lábios,

R. Há de ser o Vosso Nome suave,

V. Ó Rainha do Rosário de Pompeia,

R. Ó nossa Mãe querida,

V. Ó Refúgio dos pecadores,

R. Ó Soberana Consoladora dos tristes.

V. Sede Bendita em todo o lado,

R. Hoje e sempre, na terra e no céu.

 

 

5) SÚPLICA À SANTÍSSIMA VIRGEM DO ROSÁRIO DE POMPÉIA

Para se rezar no dia 08 de Maio e no primeiro Domingo de Outubro,

ao meio-dia na Itália e (pelos fusos horários) às oito horas da manhã no Brasil.

Súplica aprovada pela sagrada Congregação dos Ritos. O Papa Leão XIII concedeu Indulgência de 07 anos e 07 quarentenas a quem, ao menos com coração contrito, a rezar devotamente no dia 08 de Maio ou no primeiro domingo de Outubro (Rescrito de 18 de Julho de 1887).

Estas Indulgências foram confirmadas “in perpetuo” e declaradas aplicáveis às almas do Purgatório,

por S. Pio X (Rescrito de 28 de Novembro de 1903).

Depois de exposto o Santíssimo Sacramento, faça-se o Sinal da Cruz:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

I – Ó Augusta Rainha das Vitórias, ó Virgem Soberana do Paraíso, a cujo nome poderoso exultam os céus e estremecem de terror os abismos. Ó Rainha gloriosa do Santíssimo Rosário, todos nós, vossos filhos ditosos, que a vossa bondade escolheu neste século para levantar-vos um templo em Pompéia, aqui estamos prostrados aos vossos pés, neste soleníssimo dia, da festa de vossos novos triunfos, na terra dos ídolos e dos demônios, com lágrimas vos tributamos os afetos do nosso coração e, com a confiança de filhos, vos expomos as nossas misérias.

Ah! Desse vosso trono de clemência, onde vos sentais como Rainha, volvei, ó Maria, vosso olhar piedoso para nós, para as nossas famílias, para o Brasil, para a América, para a Europa, e para toda a Igreja; tende compaixão das angústias em que nos achamos e dos trabalhos que amarguram nossas vidas. Vede ó Mãe, quantos perigos nos rodeiam a alma e o corpo; quantas calamidades e aflições nos oprimem! Ó Mãe, suspendei o braço da justiça do vosso Filho irritado e vencei com a clemência o coração dos pecadores: também eles são nossos irmãos e vossos filhos, custaram sangue ao amável Jesus, e dolorosos golpes ao vosso sensibilíssimo Coração. Hoje, mostrai a todos quem sois vós: Rainha da paz e do perdão.

Salve Rainha…

 

II – É verdade, é verdade que nós somos os primeiros, se bem que vossos filhos, a crucificar novamente a Jesus em nossos corações, com nossos pecados, e ferimos de novo o vosso Coração. Sim, confessamos que merecemos os mais duros castigos. Mas lembrai-vos que sobre o Gólgota recolhestes as últimas gotas daquele Divino Sangue e o último testamento do Redentor moribundo. E aquele Testamento de um Deus, selado com o Sangue de um Homem-Deus, vos declarava Mãe nossa, Mãe dos pecadores: Vós, portanto, como nossa Mãe, sede nossa advogada, a nossa Esperança. E nós, gemendo, estendemos para Vós nossas mãos suplicantes clamando: misericórdia.

Tende piedade, ó, boa Mãe, tende piedade de nós, das nossas almas, das nossas famílias, dos nossos parentes, dos nossos amigos, dos nossos irmãos falecidos, e, principalmente, dos nossos inimigos, e de todos aqueles que se dizem cristãos e, contudo, dilaceram o amável Coração do vosso Filho. Piedade, ó sim, Piedade imploramos hoje, para as nações extraviadas, para todo o Brasil, para toda a América, para toda a Europa, para todo o mundo, a fim de que, arrependido, volte ao vosso Coração. Misericórdia.

Salve Rainha…

 

III – Que vos custa, ó Maria, ouvir-nos? Que vos custa salvar-nos? Não colocou Jesus em vossas mãos todos os tesouros das suas graças, das suas misericórdias? Vós, como minha Rainha, vos sentais coroada à direita do vosso Filho, coberta de glória imortal, sobre todos os coros dos Anjos. O Vosso domínio abrange os céus e a terra, e todas as criaturas que nela habitam estão a vós sujeitas. O vosso domínio se estende até o inferno, e só vós nos podeis arrancar das mãos de Satanás, ó Maria. Vós sois onipotente por graça; vós, portanto, podeis nos salvar. E se dizeis que não nos quereis ajudar, porque somos filhos ingratos e indignos da vossa proteção, dizei ao menos a quem devemos recorrer para nos livrarmos de tantos flagelos. Ah! Não! O vosso Coração de Mãe não poderá ver vossos filhos perdidos. O Menino que vemos em vosso colo, a Coroa mística que contemplamos em vossa mão, nos inspiram confiança de que seremos ouvidos. E nós confiamos plenamente em vós, nos prostramo-nos a vossos pés, lançamo-nos como débeis crianças aos braços da mais terna das mães, e hoje mesmo, sim, hoje mesmo, esperamos obter de vós as graças desejadas.

Salve Rainha…

 

6) A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Ó Rainha do Santíssimo Rosário, que, nestes dias em que a impiedade levanta orgulhosamente a fronte, nos apareceis adornada com os troféus das vossas antigas vitórias, dignai-Vos, do alto do Céu onde reinais espalhando o perdão e a graça, dignai-Vos, nas duras provações dos tempos presentes, volver um olhar de bondade à Igreja do vosso divino Filho, ao seu Vigário na terra, ao clero e a todo o povo fiel.

Apressai, ó forte vencedora das heresias, a hora da graça e da misericórdia, apesar das nossas muitas faltas provocarem, em todos os momentos, a hora da justiça.

E eu, o mais miserável de todos os pecadores, me prostro aos vossos pés, e Vos peço me alcanceis as graças de que necessito para viver santamente na terra e reinar um dia com os eleitos no Céu. Esperando estas graças eu Vos saúdo, dizendo com os fiéis do mundo inteiro:

 

V. Rainha do Santíssimo Rosário,

R. Rogai por nós! (3x).

(Ind. de 500 dias. – Cf. E. I. nº 399).

 

7) PEÇAMOS A BÊNÇÃO A MARIA

Agora vos pedimos uma última graça, ó Rainha, que não nos podeis negar neste dia soleníssimo. Concedei a todos nós o vosso constante amor e, de um modo especial, a vossa bênção maternal. Não, nós não nos levantaremos hoje de vossos pés, não nos afastaremos de vós enquanto não nos abençoardes.

Abençoai, ó Maria, neste momento, o Sumo Pontífice. Aos primitivos louros da vossa Coroa, aos antigos triunfos do vosso Rosário, pelos quais sois chamada Rainha das Vitórias. Ah, acrescentai ainda este, ó Mãe: concedei à Religião o triunfo, e à sociedade humana, a paz. Abençoai o nosso (Arce) Bispo, os sacerdotes, e particularmente todos aqueles que zelam pela honra do Vosso Santuário. Abençoai, enfim, todos os Associados ao vosso templo em Pompéia, e todos aqueles que cultivam e promovem a devoção do vosso Santíssimo Rosário.

 

V. Ó Rosário bendito de Maria,

R. Doce cadeia que nos prende a Deus,

V. Vínculo de amor que nos une aos Anjos,

R. Torre de salvação contra os assaltos do inferno,

V. Porto seguro no naufrágio geral,

R. Não te deixaremos nunca mais.

V. Serás o nosso conforto na hora da agonia.

R. Seja para ti o último beijo, da vida que se apaga.

V. E a última palavra dos nossos lábios,

R. Há de ser o Vosso Nome suave,

V. Ó Rainha do Rosário de Pompeia,

R. Ó nossa Mãe querida,

V. Ó Refúgio dos pecadores,

R. Ó Soberana Consoladora dos tristes.

V. Sede Bendita em todo o lado,

R. Hoje e sempre, na terra e no céu.

Ave Maria…

 

 

8) BENÇÃO DAS ROSAS

Padre: O nosso auxílio está no Nome do Senhor

Fiel: que fez o céu e a terra.

Padre:  Senhor, ouvi minha oração.

Fiel: E o meu clamor chegue até Vós.

Padre: O Senhor é convosco.

Fiel: E com teu Espírito.

 

ORAÇÃO

PADRE: Deus criador e conservador do gênero humano, doador da graça espiritual e da eterna salvação, abençoai com Vossa Santa Benção estas Rosas que hoje Vos apresentamos para Vos render graças com devoção e veneração para com a Virgem Maria e Seu Rosário.

Pedimos que as abençoeis e infundais nelas pela virtude da Santa Cruz, Vossa Benção celestial, Vós que concedestes ao homem não só gozar do perfume delas, mas também debelar por elas suas enfermidades.

Que recebam pelo Sinal da Cruz uma Benção capaz de curar todos os males, quer sendo aplicado sobre eles diretamente, quer se achem simplesmente conservadas nas casas.

Por sua eficácia afastem-se os demônios, estremeçam, fujam com medo acompanhados de seus sequazes e não tenham mais a ousadia de inquietar os vossos servos.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém

            *(Aspergir Água Benta)

 

 

9) Outra Benção das Rosas

Abençoai, Senhor, estas rosas que este povo trouxe com muita fé e piedade. Flores que são o fruto mais belo da natureza e que glorificam e cantam, com suas flores variadas e seus perfumes inebriantes, a beleza e a maravilha do Universo. Fazei, Senhor, que o homem aprenda a amar, respeitar, defender a Natureza que é fruto do Vosso amor e continuamente cantar os Vossos louvores. Que a Virgem Mãe do Rosário, nossa Mãe, que é flor mais linda da criação nos sirva de exemplo e que cada um de nós seja na sua pequenez um canto de amor, um hino de louvor à Vossa glória, uma manifestação de Vossa grandeza. Isto Vos pedimos por Jesus Cristo, Vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espirito Santo. Amém.

 

SIGNIFICADO DA BENÇÃO DAS ROSAS

 

SIGNIFICADO ROSAS

A Rosa é o emblema de Nossa Senhora e do Rosário

Por isto na Confraria do Rosário se benzem rosas naturais (é necessário que sejam rosas naturais) para lhes dar uma virtude sobrenatural e torna-las sacramentais, ou seja, instrumento eficaz da Graça.

 

USO

-Guarda-se em casa para afastar os demônios e destruir os malefícios.

-Usa-se nas doenças, aplicando as rosas abençoadas nas chagas dos doentes ou então fazendo-as tocar nos remédios e embebendo-as nos líquidos

 

GRANDE EFICÁCIA

Por meio destas rosas se tem resultados maravilhosos: curas inesperadas, conversões de pecadores endurecidos, alívio dos moribundos assaltados pelos terrores supremos.

O Padre Demora, diz em sua obra de 1660, que viu quarenta graças obtidas por meio destas rosas.

 

 

10) BENÇÃO DAS VELAS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Padre: O nosso auxílio está no Nome do Senhor.

Fiel: Que fez o céu e a terra.

Padre:  Senhor, ouvi minha oração.

Fiel: E o meu clamor chegue até Vós.

Padre: O Senhor é convosco.

Fiel: E com teu Espírito.

 

ORAÇÃO

PADRE: Senhor Jesus Cristo que iluminais a todo homem vindo neste mundo, pela intercessão da Virgem Maria Vossa Mãe  e pelos quinze mistérios do seu Rosário, infundi Vossa Benção (fazer sinal da cruz) sobre estes Círios e Velas e santificai os, com a luz da Vossa graça:  concedei-nos propício que, assim como estas tochas acesas por um fogo visível afastam as trevas noturnas, da mesma maneira nossos corações iluminados por um fogo invisível e pelo esplendor do Espírito Santo sejam afastados da cegueira de todo o vício.

Possamos sempre ver com o olho puro da alma aquilo que Vos é agradável e útil à nossa salvação, afim de que, passados os caliginosos perigos desta vida, mereçamos alcançar a eterna luz, Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém

            *(Aspergir Água Benta)

 

 

11) PARA GANHAR INDULGÊNCIAS

     Vos Recomendamos Senhor, a Igreja Vossa Esposa, o Sumo Pontífice, que é seu chefe visível, a exaltação e o triunfo da Igreja Católica, a extirpação da heresia e da idolatria, a paz entre os soberanos católicos, a conversão dos pecadores, todos os nossos parentes, amigos e inimigos, nossos benfeitores espirituais e temporais, todos os que se recomendaram às nossas orações, e especialmente os associados ao Santuário de Pompéia, e tudo em Sufrágio das almas santas do Purgatório

.

     1 Pai Nosso, Ave Maria e Glória, segundo a intenção do Sumo-Pontífice.

     Nossa Senhora do Rosário de Pompéia,

     Que fazeis florescer a virtude,

     Que curais os enfermos,

     Que consolais os aflitos,

     Que socorreis eficazmente aqueles que vos invocam nos perigos,

     Manancial inexaurível de graças e de bens, para todos aqueles que vos invocam. Rogai por nós.

 

 

12) ORAÇÃO A NOSSA SENHORA

DO ROSÁRIO DE POMPÉIA

Ó Virgem Maria, Rainha do Santo Rosário, amável Soberana do meu coração, aceita, com benevolência, a oração que te faço: Que teu amor entre no meu coração e no coração de todos os que te honram com a recitação do Santo Rosário.

Desejo que todos os homens conheçam os prodígios e as graças que concedeu nas tuas igrejas e nos teus santuários.

Que todos te amem e sintam o poder da tua intercessão e o fruto de tuas abundantes graças. Concede que todos os pecadores, aos teus pés, se arrependam e reencontrem Jesus, fonte da paz e da verdadeira felicidade. Que também eu O reencontre, hoje e na hora da minha morte. Amém.              

 

(Dom Davi Picão)

bottom of page