Musicas
© 2016 Virgem Dolorosíssima. All rights reserved.
Sub Menu
NOVENAS AO MENINO JESUS
NOVENA DAS HORAS
A cada hora consecutiva, rezar: "Dulcíssimo Menino Jesus de Praga que prometestes à Bem-aventurada Margarida do Santíssimo Sacramento ouvir favoravelmente tudo que Vos for pedido em honra de Vossa Infância, concedei-me a graça que ardentemente desejo alcançar durante esta novena".
Divino Menino Jesus, eu confio em Vós. (12x).
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...
NOVENA PODEROSA AO MENINO JESUS DE PRAGA
Ó Jesus, que dissestes: “Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e a porta se abrirá”; por intermédio de Maria, Vossa Mãe Santíssima, eu bato, procuro e peço a graça (...).
Pai Nosso... Ave Maria... Glória... Divino Menino Jesus, eu confio e espero em Vós.
Ó Jesus, que dissestes: “Tudo o que pedirdes a Meu Pai, em Meu Nome, Ele atenderá”, por intermédio de Maria, Vossa Mãe Santíssima, humildemente peço ao Vosso Pai em Vosso Nome a graça (...).
Pai Nosso... Ave Maria... Glória... Divino Menino Jesus, eu confio e espero em Vós.
Ó Jesus, que dissestes: “O céu e a terra passarão, mas Minhas Palavras não passarão”, por intermédio de Maria, Vossa Mãe Santíssima, eu peço a graça (...).
Pai Nosso... Ave Maria... Glória... Divino Menino Jesus, eu confio e espero em Vós.
Pela Vossa Divina Infância, ó Jesus, concedei-me a graça que Vos peço se for conforme ao Vosso Beneplácito e ao meu verdadeiro bem. Não olheis para a minha indignidade, mas para a minha fé e Vossa infinita Misericórdia.
Oremos: Ó Deus, que constituístes Vosso Unigênito Filho Salvador do gênero humano, e quisestes que fosse chamado Jesus: concedei-nos, propício, podermos um dia contemplar desveladamente no céu Aquele que na terra veneramos o Santo Nome. Amém.
NOVENA AO MENINO JESUS DE PRAGA
(Desde o dia 16 até ao dia 25 de cada mês)
- Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
- Ato de Contrição
PRIMEIRO DIA - Neste dia honraremos o Divino Coração do Menino Jesus.
Divino Menino Jesus, dulcíssimo cordeiro de Deus, eu me prostro diante de Vós e adoro o Vosso Santíssimo Coração ardente de amor por Vosso Pai e por nós. Vós sois verdadeiramente o Deus de amor de quem é próprio amar e querer ser amado. A Vossa Bondade é tal que sois levado a fazer-me bem, embora eu tantas vezes Vos tenha ofendido! Vós não Vos fizestes pequenino senão para me fazerdes compreender que não sois senão bondade e que estais pronto a atrair-me a Vós. Vós dissestes que viestes para os pecadores que sofrem. Ó Coração bondosíssimo do meu Jesus, como será possível não vos amar? Como querer ainda ofender-Vos com os meus pecados? Como sobretudo, não ter confiança em vós que não rejeitais ninguém que Vos invoque e que tendes poder de apagar todos os nossos crimes e de reparar todos os males? A Vossa bondade manifesta-se nos nossos dias na piedosa Imagem que Vos representa e pela qual Vós derramais os Vossos benefícios no universo inteiro. Espero que honrando-Vos alcançarei as Vossas graças, mas a primeira que Vos peço e a de Vos amar.
SEGUNDO DIA - Neste dia honraremos a Sagrada Cabeça do Menino Jesus.
Ó Divino Menino Jesus, prostrado aos Vossos pés, adoro a Vossa Sacratíssima Cabeça coroada de glória e majestade. Vós sois o meu Criador e Supremo Rei. Que felicidade termos um Soberano como Vós! "O Meu jugo é suave e a Minha carga é leve. Vinde fazer a experiência de que Sou manso e humilde de Coração", dizeis Vós. Divino Menino, fazei que acredite plenamente!
Eu Vos adoro humildemente e me alegro com as honras que recebeis em todo o universo. Quero também honrar-Vos com todos os Vossos servos esperando receber com eles os Vossos favores preciosos. Peço-Vos sobretudo a graça de uma humilde submissão à Vossa divina vontade.
TERCEIRO DIA - Neste dia honraremos a Face meiga e pura do Menino Jesus.
Ó Divino Menino Jesus, eu me prostro a Vossos pés, para Vos honrar em Vossa Face adorada! Que terna majestade, que doce e serena bondade! Não me admiro que todo o mundo se sinta atraído por vós. Oh! Atraí-me também a Vós pelo poder dos Vossos encantos puríssimos e arrastai-me até aos braços de Vosso Pai.
Senhor Jesus, mostrai-me a Vossa Face adorável e serei salvo! Muitas vezes os pecadores tem visto a Vossa imagem esconder a Face santíssima ou mostrar-se triste ou serena. Eu Vô-lo peço: que não sejais para mim o Cordeiro irritado, pois que me arrependo sinceramente das minhas faltas; mas sede o Cordeiro Misericordioso que apaga os pecados do mundo.
Alegro-me por tantos fiéis terem sido atraídos pela Vossa graciosa imagem de Praga que a maldade dos ím-pios deixou outrora sete anos na poeira; eu quero honrá-la para que Vos digneis atender-me e abençoar-me. Eu Vos peço em particular, o perdão dos meus pecados e o desprendimento das criaturas.
QUARTO DIA - Neste dia honraremos os Pezinhos Sagrados do Menino Jesus.
Ó Divino Menino Jesus, prostro-me a Vossos Pés mil vezes Benditos. Beijo-os com respeito e amor! Vós os fatigastes e feristes por mim, Divino Menino, durante a Vossa vinda do Egito e na Vossa viagem para Jerusalém quando tínheis doze anos. Mais tarde, deixou-los trespassar sobre as árvores da Cruz, para me resgatar do pecado e me oferecer a salvação. Como Madalena reconhecida, eu quero beijá-los e lava-los com as minhas lágrimas. Ó Divino Rei, julgo-me feliz de saber que na Vossa imagem de Praga, Vós percorreis o mundo inteiro, recebendo por toda a parte honras divinas e a eleição dos corações. Espero que sendo um dos Vossos dedicados adoradores, terei parte na promessa que fizestes: "Quanto mais me honrardes, mais Eu vos favorecerei".
O favor que em primeiro lugar solicito é o de seguir sempre pelos caminhos da verdade e da justiça e de fazer tudo pelo Deus que me criou.
QUINTO DIA - Neste dia honraremos as Mãos Divinas do Menino Jesus
Ó Divino Menino Jesus, prostro-me a Vossos pés, adoro as Vossas Mãos Santíssimas, puríssimas e cheias de bênçãos. Reconheço que sou com tudo o que existe, a obra da onipotência das Vossas Mãos. Ó Mãos criadoras, que sustentais o universo! Ó Mãos benfeitoras, que derramais os Vossos dons sobre as criaturas e os Vossos favores sobre os que vos imploram! Consenti que eu pouse em vós os meus lábios repetindo: Sede mil vezes bendito por todos os Vosso benefícios.
Ó Divino Menino Jesus, eu Vos bendigo por todas as bênçãos que distribuis àqueles que veneram a Vossa Santa Imagem de Praga; outrora os hereges desprezaram-na e mutilaram as suas Mãos, mas tornou-se por isso mais venerável e querida aos nossos corações.
SEXTO DIA - Neste dia honraremos a Boca e os Lábios Santíssimos do Menino Jesus.
Ó Divino Menino Jesus, prostrando-me aos Vossos pés, adoro a Vossa boca sagrada. Durante a Vossa infância ela calou-se e, quando falou, não proferiu senão palavras de súplica a Seu Pai, cheias de zelo e caridade pelo próximo.
Ó Lábios Divinos, dos quais dimana a sabedoria, instruí-nos! Ensinai-nos a guardar silêncio quando for preci-
-so, e a falar a propósito, como convier e sempre conforme a verdade! Ensinai-nos a fugir da maledicência e duplicidade, de toda a palavra áspera e altiva ou escandalosa para com o próximo.
Diz-se que algumas vezes fizestes ouvir a Vossa dulcíssima Voz pela Vossa Imagem de Praga. As maravilhas que por seu intermédio operais são tantas, que parece dizer-nos a todos: "Vós todos, os que sofreis, vinde a Mim e Eu Vos aliviarei. Pedi e recebereis; ponde-vos ao Meu serviço e encontrareis a paz da alma".
SÉTIMO DIA - Neste dia honraremos os Santíssimos e Pacientíssimos Ouvidos do Menino Jesus.
Ó Divino Menino Jesus, prostrado aos Vossos Pés, adoro os Vossos Santíssimos Ouvidos sempre prontos a escutar-me. Quantas vezes eles foram feridos pelas impiedades que se proferiram!
Do coração deploro tantas blasfêmias atiradas contra o Vosso Santo Nome. Apesar da minha indignidade eu Vos peço que não afasteis os Vossos Ouvidos das minhas súplicas, e que Vos torneis atento ao clamor do meu coração. Divino Menino que sois a própria bondade, ouví-me, como tendes ouvido a tantos outros. Concedei-me o que Vos peço para a maior glória do Pai, Vossa honra e minha salvação.
Diante da Vossa Santa Imagem eu Vos peço, sobretudo, a virtude da paciência que é tão necessária. Que com o socorro da Vossa Graça eu não ceda jamais ao desânimo, nem a cólera ou vingança, nem ao despeito!
OITAVO DIA - Neste dia honraremos os Olhos do Menino Jesus cheios de modéstia e doçura.
Ó Divino Menino Jesus, prostrando-me diante de Vós, adoro humildemente os Vossos Olhos a que nada se esconde. O Vosso olhar penetra o mais recôndito das consciências, no mistério dos nossos pensamentos. De que serve dissimular, enganar, esconder-nos para cometer o mal! Vós tudo vedes, nada escapa à Vossa penetração.
Se me tivesse lembrado sempre desta verdade, não teria tido a temeridade de Vos ofender, nem ultrajar com os meus crimes. Ó Jesus! Que nunca cesse de os chorar até a morte.
Jesus, que chorastes de compaixão à vista das aflições dos homens, tende piedade de mim, pobre pecador e usai de misericórdia comigo. Diante da Vossa santa imagem eu Vos peço a graça de viver sempre na Vossa presença e de ser modesto nos meus olhares, segundo o conselho do Espírito Santo.
NONO DIA - Neste dia honraremos o Menino Jesus com a Santíssima Virgem e São José; e a exemplo do Menino Jesus, honremos Maria e José.
Ó Divino Menino Jesus, prostrado aos Vossos pés com Maria, Vossa Mãe e São José, eu Vos adoro como Meu Senhor e Meu Deus. Em vista da complacência que Vosso Pai tem em Vós e do amor com que Vos olha o Espírito Santo, não tenho nada melhor para Vos oferecer do que as piedosas homenagens de Vossos Santos Pais e todos os serviços que eles Vos fizeram durante a Vossa Santa Infância. Com que ternura e dedicação eles Vos serviram!
E Vós, ó Divino Menino, Vós, o mais Obediente e Amante dos Filhos, Vos submetestes às Suas Ordens, respeitadas pela Sua Autoridade, cheia de reconhecimento e afeição. Pelo amor que Vós lhes tendes, eu Vos peço que tenhais piedade de mim!
E vós, ó Maria, ó José, recomendai-me a este Filho bem amado! É sobretudo pela Vossa intercessão que eu espero encontra-Lo propício e favorável. Obtende-me por ele um terno e verdadeiro amor.
Ó Divino Menino Jesus, eu Vos bendigo por me terdes dado Maria por Mãe e São José por Protetor. Eu Vos peço a Graça duma constante devoção, tanto para com Maria, Vossa e nossa Mãe, como para com o Glorioso São José!
NOVENA MAIS BREVE DO MENINO JESUS DE PRAGA
Pai Eterno! Eu Vos ofereço, para Vossa honra e glória, e para minha salvação eterna e de todo o mundo, o Mistério do Nascimento do Nosso Divino Redentor.
Glória ao Pai…
Pai Eterno! Eu Vos ofereço, para Vossa honra e glória, e para minha salvação eterna e de todo o mundo, o mistério dos sofrimentos da Santíssima Virgem e de São José na longa e penosa viagem de Nazaré a Belém, e a angústia dos seus corações, por não encontrarem abrigo no momento de nascer o Salvador do mundo.
Glória ao Pai…
Pai Eterno! Eu Vos ofereço, para Vossa honra e glória, e para minha salvação eterna e de todo o mundo, o Presépio em que nasceu Jesus, o frio que sofreu, as lágrimas que verteu e os seus ternos vagidos.
Glória ao Pai…
Pai Eterno! Eu Vos ofereço, para Vossa honra e glória, e para minha salvação eterna e de todo o mundo, a dor que sentiu o Divino Menino Jesus no seu delicado corpinho, quando se submeteu à circuncisão; eu Vos ofereço o Sangue precioso que Ele então derramou pela primeira vez para salvação de todo o gênero humano.
Glória ao Pai…
Pai Eterno! Eu Vos ofereço, para Vossa honra e glória, e para minha salvação eterna e de todo o mundo, a humildade, a mortificação, a paciência, a caridade e todas as virtudes do Divino Menino Jesus, e Vos agradeço, Vos amo e bendigo continuamente por este inefável mistério da incarnação do Verbo Divino.
Glória ao Pai…
O Verbo se fez carne, e habitou entre nós.
Oremos: Deus, cujo Unigênito apareceu na substância da nossa carne, concedei, Vos suplicamos que por Aquele que reconhecemos externamente semelhante a nós, mereçamos ser reformados interiormente. Assim seja.
NOVENA DE PREPARAÇÃO PARA O NATAL
(Começa dia 16)
Deus e Senhor nosso, que por amor de nossas almas Vos dignastes baixar do céu à terra, assumindo Carne humana e fazendo-Vos semelhante a nós, para nos resgatar da escravidão do demônio, em que nos havia posto o pecado, e nos readquirir os direitos à eterna felicidade, oh, compadecei-Vos, Pai de Misericórdia, mais uma vez, das nossas misérias. Concedei-nos uma dor perfeita dos nossos pecados e a graça de dignamente nos prepararmos, para celebrar com fruto o Mistério Augusto do Vosso Nascimento.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...
Amorosíssimo Redentor, que para conquistar os nossos corações e nos ensinar, pelo modo mais eficaz, o caminho da salvação, quisestes nascer em estado de extrema pobreza e abandono, oh, fazei com que aprendamos de Vós o verdadeiro desprezo dos bens da terra, o desapego de todas as criaturas e o amor constante das coisas celestes.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...
Dulcíssimo Jesus, que, desde os primeiros instantes da Vossa Vida Mortal, Vos revelastes ao mundo como o Modelo mais perfeito de Humildade, desprezando as grandezas e o luxo, escolhendo por Berço uma manjedoura e por habitação uma mísera choupana, fazei, ó Jesus, com que, renegando todo sentimento de orgulho, de amor próprio e de vaidade, aprendamos a ser humildes de coração, a fim de merecermos os Vossos Divinos favores.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...
Ó Jesus verdadeiro Filho de Deus feito Homem, que para expiar as nossas culpas e nos ensinar o caminho da salvação, quisestes aparecer, desde o Vosso Nascimento, como Vítima Voluntária dos nossos pecados, sofrendo logo intempéries, repulsas e perseguições, concedei-nos a graça de sofrermos com paciência e por Vosso amor, os trabalhos e as dores da nossa vida e de expiarmos as nossas faltas, mediante o exercício da Penitência e da mortificação cristã.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...
Ó Jesus, Amabilíssimo, Rei Imortal dos séculos, que viestes ao mundo para trazer aos homens a verdadeira
paz e estabelecer entre eles o Reino do Vosso amor, óh, fazei com que, amando-Vos sempre de todo coração e sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, desfrutemos os benefícios da Vossa Encarnação e cheguemos um dia a gozar perenemente no céu a paz e a felicidade por Vós merecida e prometida aos homens de boa vontade.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...
Oremos: Ó Deus que predestinastes o Vosso Unigênito Filho para salvador dos homens e lhe puseste o Nome de Jesus, concedei-nos, pela Vossa Misericórdia, aos que veneram o seu Santo Nome na terra, gozar da Sua presença, nos céus. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso. Assim Seja.